É indiscutível que o cuidado custa menos que o concerto. Principalmente quando se trata de motor, listamos aqui algumas atitudes bem simples que vão fazer você aproveitar o máximo de tempo o seu querido automóvel.
1 – Troca de óleo
A troca de óleo além de rápida é fácil, além de facilitar o movimento interno das peças, ela limpa o motor. Por isso é fundamental que esteja sempre em dia. A troca recomendada é de 10 mil quilômetros ou de seis em seis meses. Com certeza vale a pena, levando em consideração os riscos que essa atitude poupa.
2 – Gasolina aditivada
Use sempre gasolina aditivada, ela é composta por aditivos que ajudam na limpeza interna das partes moveis do motor e nos bicos injetores. Fazendo que tudo lá dentro funcione como deve.
3 – Troque os filtros
Os filtros de ar, de óleo e de combustível, em resumo serem para evitar que impurezas entrem no motor. Sempre troque os filtros nos prazos estabelecidos pela montadora.
4 – Agua no radiador
Muitos sabem, mas poucos se preocupam em olhar regularmente o nível de água correto no radiador. Nem mais nem menos, somente o nível certo. O nível errado de água pode provocar superaquecimento do motor.
5 – Troca de marchas
Se tem algo que evita o desgaste do motor é fazer a troca de marcas corretamente. Faça a troca suavemente.
6 – Aceleradas
Aceleradas desnecessárias só aumentam o desgaste do motor, além de consumir mais gasolina. Atitudes como ficar parado e acelerando só contribuem para o desgaste. Outra coisa é na hora do arranque, pise só o necessário.
7 – Amaciamento
Carros novos precisam de um período de amaciamento. Tente não passar velocidade recomendada pelo fabricante pelo menos ate os 3 mil quilômetros. Isso vai adaptar todas as peças do seu carro, inclusive o motor, a não te dar tanta incomodo pelos próximos anos.